Skip to content

Rafale

26/06/2009
tags:

rafaleCLIQUE NA FOTO E VEJA O VÍDEO

Após a desistência do projecto Eurofighter/Typhoon, a França decidiu desenvolver sua própria aeronave para o próximo século. Desenvolvido a partir do ACX-ACT, uma aeronave de demonstração tecnológica construída pela Dassault nos anos 80, o Rafale teve o seu desenvolvimento mais rápido do que o Eurofighter EFA. Com a previsão de produção de três versões – Rafale C monolugar, Rafale B dois lugares e Rafale M para a Marinha Francesa – o Rafale será o caça padrão da ‘Armeé de L’Air’ no próximo século, substituindo os Mirage F1, Espessas Jaguar e os Mirage 2000 das versões mais antigas na Força Aérea Francesa e substituirá os F-8 Crusader e os Super Etendard da Marinha Francesa. O Rafale é um caça bimotor com comandos Fly-by-Wire e asas em delta e canards, possuindo grande manobrabilidade. O piloto dispõe de um HUD (Head Up Display) grande angular holográfico, três visores multifunção de cristal líquido (LCD) e no caso de ejecção, o piloto conta com um assento ejectável Martin-Baker Mark 16 zero-zero, inclinado 29 graus para reduzir a carga G para o piloto durante manobras bruscas, como num dogfght. O radar do Rafale é o RBE2 produzido pela Thomsom-CSF. Trata-se de um radar com antena de abertura sintética que actua em dois planos, capaz de operar em diversos modos e acompanhar 40 alvos simultaneamente, escolher oito prioritários e disparar contra os quatro que ofereçam mais perigo. O Rafale conta com um sistema passivo optrónico infravermelho e eletro-óptico com alcance de até 70 quilómetros, possibilitando que o Rafale vasculhe os céus em busca dos inimigos sem ser detectado por emissões activas como as do radar. O sistema defensivo do Rafale concentra-se no SPECTRA, uma suite de sistema defensivos que inclui sensores capazes de acusar emissões de laser e de radiação electromagnética, lançadores de chaff e de flares, interferidores electrónicos para pesquisar sistemas inimigos e detectores de lançamento de mísseis guiados por infravermelhos. O Rafale possui discretas características stealth, como o posicionamento das tomadas de ar dos motores, pintura e componentes da células que ajudam a absorver as emissões dos radares e revestimento interno do cockpit com folha de ouro. O Rafale M, que será destinado à Marinha Francesa para operar no novo porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, difere da aeronave destinada a Armeé de L’Air por possui o trem de pouso reforçado num acréscimo de cerca de 750 kg. A característica mais curiosa dessa versão é o seu próprio trem de pouso, com amortecedores de longo curso para absorver impactos de até 6,5 m/s durante as aterragens e a capacidade do amortecedor do trem dianteiro comprimir-se durante a corrida de descolagem para quando deixar a catapulta, o amortecedor, num golpe súbito, volta à sua extensão máxima, empurrando o nariz do avião para cima.

Rafale, multi-role combat aircraft

Crew 1 / 2
Propulsion 2 Turbofan Engines
Engine Model SNECMA
M88-2
Engine Power (each)
dry/with Afterburner
48,7 / 72,9 kN 10948 / 16389 lbf
Speed 2.124 km/h 1.147 kts
Service Ceiling 16.764 m 55.000 ft
Range 3.704 km 2.000 nm
Empty Weight 9.060 kg 19.974 lbs
max. Takeoff Weight 22.500 kg 49.604 lbs
Wing Span 10,80 m 35,4 ft
Wing Area 45,7 m² 492 ft²
Length 15,30 m 50,2 ft
Height 5,34 m 17,5 ft
First Flight 04.07.1986
Production Status in production
Data for (Version) Dassault Rafale C
Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: